Câmara agenda Reunião para votação de Projetos de Resolução

por arx publicado 10/10/2018 15h25, última modificação 10/10/2018 15h25
Extraordinária vai apreciar a atualização do Regimento Interno e criação Código de Ética da Casa

Durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (09), da Câmara Municipal de Araxá, realizada no Teatro Municipal, o Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), convocou uma Reunião Extraordinária. O Encontro vai acontecer na próxima segunda-feira (15), no Teatro Municipal, às 14 horas. Na oportunidade serão apreciados dois Projetos de Resolução da Mesa Diretora. Um, cria o Código de Ética Parlamentar e o outro, atualiza o Regimento Interno.

Durante a segunda Reunião Ordinária de Outubro, usaram a tribuna os vereadores: Fernanda Castelha (PSL), Hudson Fiuza (PSL), Edinho Souza (PTB) e Emílio de Paula Castilho (PR).

 

Fernanda Castelha

Primeira oradora da tarde, a Vereadora Fernanda Castelha comentou as multas aplicadas pela Prefeitura aos proprietários de terrenos que necessitam de limpeza e capina.  Na opinião dela, a administração puni os cidadãos, mas não cuida de seus próprios espaços. A Parlamentar relatou que recebeu uma multa do Poder Público, em que é punida por falta de capina na calçada de sua chácara, no entanto, a foto que consta na notificação é de um terreno ao lado de sua propriedade, que pertence ao próprio Executivo.

No ano passado a Casa Legislativa aprovou um Projeto de autoria da Vereadora, definindo o dia 4 de outubro como Dia Municipal de Conscientização à Proteção Animal. A data seria comemorada com ações nas escolas, mas dois dias antes do agendado, a Secretaria de Educação cancelou o evento. Com o imprevisto seu gabinete realizou uma feira de adoção de cães, que aconteceu ao longo da tarde do dia 4 de outubro, no Estacionamento do Supermercado Bernardão. As crianças que visitaram a feira receberam uma cartilha educativa e puderam interagir com os cães.

Moção de Congratulações – Ao Deputado Estadual Bosco, pela sua reeleição ao cargo de Deputado Estadual para o terceiro mandato. (Em nome do Vereador Farley Pereira de Aquino).

Indicação – Que sejam feitos serviços de capina, retirada do mato e limpeza do lote e da calçada na Rua Gerardo da Silva Melo, na altura do número 285, no Bairro Bela Vista.

Indicação – Recapeamento asfáltico na Rua Brígido de Melo Filho, no Bairro Francisco Duarte, em toda sua extensão, na Rua Perdizes, ao lado do Cemitério das Paineiras e na Rua Marechal Deodoro, próximo ao Posto Rio Branco, no Bairro Vila Jardim e na Alameda Aconcágua, cruzamento com Joaquim Rodrigues Silva, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer.

Indicação – Estudo para instalação de travessia elevada na Rua Brígido de Melo Filho, Bairro Francisco Duarte, na altura do número 559.

Indicação – Que seja feita a manutenção e limpeza dos bueiros da Rua Perdizes, na esquina com Rua Cassiano Lemos, ao lado do Cemitério das Paineiras.

Indicação – Limpeza da calçada e recolhimento de lixo na Rua Perdizes, entre as Ruas Cassiano Lemos e Consolação, na Vila Jardim.

Indicação – Construção de área de lazer ou Parque no terreno que fica entre a Avenida Benedito de Castro e Rua Joana D’arc Gonçalves, no Bairro Abolição.

 

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson Fiuza apresentou diversas indicações sobre os temas, trânsito, recapeamento e operação tapa-buracos. Ele também enviou um documento sugerindo a instalação de placas de energia solar (fotovoltaica) em prédios públicos e escolas municipais. Hudson justificou que esse tipo de energia é mais econômica e ecologicamente correta.

O investimento na implantação das placas se paga com a economia, tornando-se viável em longo prazo. Na opinião do Parlamentar, essa seria uma forma da cidade contribuir para um planeta mais sustentável e reduzir a conta de energia do Município.

Indicação – Recapeamento asfáltico em todas as ruas do Bairro Novo Santo Antônio.

Indicação – Estudo para implantar passagem elevada de pedestres nas duas pistas da Avenida Divino Alves Ferreira, próximo ao número 195.

Indicação – Refazer a Passagem elevada de Pedestres nas duas pistas da Avenida Dâmaso Drummond, próximo à escadaria do Cristo.

Indicação – Recapeamento em toda extensão da Rua Tupi, no Bairro Santo Antônio.

Indicação – Estudo para colocação de passagem elevada de Pedestres na Avenida Wilson Borges, próximo ao número 355.

Indicação – Operação tapa-buracos na rotatória próxima a  2ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

 

Edinho Souza

O Primeiro Secretário da Mesa Diretora destacou a entrega das cestas básicas arrecadas pelo 17º Sem Destino Moto Fest. Ao todo, foram angariados mais de 4500 kg de alimentos, que foram entregues a vinte entidades da cidade. Este ano o evento não teve apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), assim como outras Festividades do Município, lembrou o Parlamentar. Ele pediu o apoio da empresa para patrocinar esse tipo de iniciativa.

Outro Evento destacado foi o 10º Integração Criança, realizado pela TV Integração, no dia 6 de outubro, no Sesc. A comemoração ofereceu atividades de entretenimento, cultura, esporte, emissão de RG e CPF, oficinas, distribuição de brinquedos, atrações de música, dança e circo.

O Dia do Idoso foi comemorado em 1º de Outubro e também foi lembrado por Edinho. Ele comentou as iniciativas propostas pelo Projeto de sua autoria “Vereador Amigo do Idoso”. Durante a semana que celebrou a data, o Parlamentar, juntamente com sua equipe, visitou escolas, entidades e Programas de Estratégia de Saúde da Família. Durante os Encontros foram distribuídas cartilhas e esclarecidas dúvidas sobre os direitos dos idosos. O Parlamentar finalizou afirmando que em breve trará outros projetos com o objetivo de oferecer boas condições a melhor idade.

 

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio falou sobre as obras para melhoria da mobilidade urbana em Araxá. Na última quarta-feira (03), foi assinada a autorização para abertura dos processos licitatórios para execução da Segunda Etapa da duplicação da Avenida Hítalo Ross e construção do Viaduto da Rua Uberaba. Esse foi o primeiro despacho assinado no novo Gabinete Executivo, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer.

Emílio também informou que a Administração Municipal, através da Secretaria de Ação e Promoção Social, vai regularizar os terrenos doados em gestões anteriores, em alguns Bairros da cidade, através da entrega definitiva das escrituras. A oficialização dos terrenos vai acabar com a incerteza e insegurança de 101 famílias, que serão comunicadas pela Pasta.

O Parlamentar também comunicou que no último domingo (07), três novas Seções Eleitorais foram disponibilizadas em Araxá. Ele fez uma solicitação no ano passado à Justiça Eleitoral. Emílio explicou que seu pedido se deu devido ao crescimento da cidade e para atender aos eleitores de bairros mais distantes.

Indicação – Estudo para colocação de faixa de pedestres em frente à Escola Atena, na Rua Calimério Guimarães, Centro.

 

Ascom Câmara Municipal de Araxá


imagem_01    imagem_02    imagem_03   

imagem_04    imagem_05

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.