Parlamentares comentam Saúde, Trânsito e Turismo

por arx publicado 03/10/2018 14h50, última modificação 03/10/2018 15h47
Vereadores solicitaram urgência para o repasse de verba à Associação dos Estudantes de Araxá.

A Reunião Ordinária dessa terça- feira (02) abriu os Encontros do mês de outubro da Câmara Municipal de Araxá. O Teatro Municipal está sediando as Reuniões enquanto a sede do Legislativo passa por melhorias.

A Mesa Diretora apresentou, e todos os Parlamentares presentes assinaram um requerimento solicitando que a Prefeitura repasse à Associação dos Estudantes de Araxá (AEA), o valor aprovado pela Casa de Leis, referente ao Convênio firmado e aprovado no valor total de R$ 744.100,00,

 A Associação tem o objetivo de organizar e proporcionar um transporte seguro aos estudantes residentes em Araxá, que se deslocam diariamente para a cidade de Uberaba.  A AEA conta hoje com 360 membros e com o serviço de seis ônibus e duas vans. Há seis meses a instituição está sem repasses e hoje opera com uma dívida de cerca de R$ 400.000,00, correndo o risco de uma paralisação das empresas prestadoras de serviço, por falta de pagamento. Alguns parlamentares que usaram a tribuna comentaram a necessidade do repasse urgente da verba.

Os seguintes vereadores discursaram durante o Grande Expediente: Raphael Rios (SD), Robson Magela (PRB), Bosco Júnior (AV), José Valdez da Silva (Ceará- PMB) e Luiz Carlos Bittencourt (PODE).

Raphael Rios

O Vereador Raphael relatou que também foi procurado pelos alunos que moram em Araxá e estudam em Uberaba. Ele lembrou que conhece a realidade desses estudantes, pois cursou jornalismo no município vizinho, utilizando o transporte diário. Raphael foi um dos parlamentares que solicitou agilidade para repasse da verba à AEA.

 O 1º Festival de Turismo de Araxá foi outro tema abordado pelo Vereador, que destacou as belezas da cidade e todas as opções que ela oferece aos turistas. Na opinião dele o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas está ligado à atuação de outros setores da administração como o rural, cultural e de esportes. Raphael afirmou que a implantação recente do observatório do turismo, que traça o perfil do público que visita Araxá, vai ajudar a profissionalizar ainda mais o setor.

O Vereador aproveitou para cobrar a implantação das medidas propostas no Plano de Governo da atual Gestão Municipal, com o objetivo de desenvolver o Turismo como fonte de renda para Araxá.

Projeto de Lei – Declara como Utilidade Pública Municipal à Associação Desportiva Triathlon Araxá.

 

Moção de Congratulações – A Padaria Central que comemora em 2018, 30 anos de atuação em Araxá.

Robson Magela

O desemprego em Araxá foi o principal tema comentado por Robson. Ele afirmou que a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) contribuiu para o aumento do número de desempregados em Araxá ao dispensar os serviços de uma empresa terceirizada da cidade, que teve que demitir 250 funcionários. O Parlamentar acredita que a mineradora deve priorizar a contratação de empresas da cidade para evitar o crescimento do desemprego, a redução da arrecadação e a queda de movimento no comércio.

O Vereador finalizou apresentando diversos requerimentos elaborados após visita de seu Gabinete Itinerante aos Bairros Max Neumann 1 e 2. A iniciativa visita bairros diferentes no último final de semana de cada mês, o objetivo é ouvir as demandas da comunidade de diversas regiões.

Indicação – Que a Vera Cruz estenda o itinerário do ônibus que atende o Bairro Max Neumann 1 até o Max Neumann 2.

Indicação – Que a Polícia Militar intensifique o policiamento nos horários de saída dos alunos da Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, no Bairro Max Neumann 1.

Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá realize a limpeza no trecho final da rua Benedito Rezende, no Bairro Fertiza, e realize a pavimentação asfáltica no local.

Indicação – Instalação de placas de identificação em todas as ruas do Bairro Max Neumann 2.

Indicação – Construção de um campo de futebol na área existente ao lado do posto policial do Bairro Max Neumann 1.

Indicação – Continuidade à construção da Unidade Básica de Saúde no bairro Max Neumann 1 para proporcionar atendimento médico aos moradores.

Indicação – Construção de uma Praça na Área Institucional existente em frente ao posto policial do Bairro Max Neumann 1 e instale nela aparelhos para a prática de exercícios físicos.

Indicação – Que seja providenciada a implantação da sinalização de trânsito nos Bairros Max Neumann 1 e 2.

Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá esclareça por que o posto policial construído pelo município ao lado do ginásio poliesportivo Rymer Duarte, no Bairro Max Neumann 1, ainda não está funcionando.

Indicação – Estudo para instalar uma câmera de videomonitoramento na rotatória localizada na entrada do Bairro Max Neumann 1.

Moção de Congratulações – Ao grupo Araxá Dance Company e aos dançarinos Matheus Laudelino e Victória Fernanda Morais, que participaram, entre os dias 26 e 30 de setembro, em Aracaju, no estado de Sergipe, do 17º Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas.

Bosco Júnior

O Vereador Bosco Júnior também destacou a realização do 1º Festival de Turismo de Araxá, que ocorreu entre os dias 25 e 30 de setembr comemorando a Semana Municipal do Turismo. O Festival foi uma parceria entre o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Prefeitura e o trade turístico, com o objetivo de mostrar aos araxaenses os atrativos da cidade e iniciar a retomada do setor.

Ainda comentando sobre o desenvolvimento do turismo, o Parlamentar mencionou a necessidade da retomada dos campeonatos de voo livre no Horizonte Perdido e falou sobre possíveis melhorias nos incentivos para realização dos campeonatos de mountain bike.

Moção de Congratulações – A escritora, jornalista e documentarista, Daniela Zupo, pelo lançamento do livro Web-Séries: “Amanhã: Hoje é Ontem”, amplamente divulgado na imprensa nacional e em veículos internacionais. O lançamento do livro abriu a programação oficial do Festival Literário de Araxá 2017 (Fliaraxá) e figurou na lista dos três livros mais vendidos durante o evento.

José Valdez da Silva

Em sua fala Ceará também destacou a situação dos estudantes da AEA, que se deslocam diariamente para Uberaba. Ele lembrou que as empresas que prestam o serviço de transporte também precisam receber. Diante da situação ele pediu ao Executivo que agilize a liberação da verba prevista pelo convênio.

Valdez também falou sobre o desemprego em Araxá e comentou a situação de algumas empresas antigas que fecharam as portas recentemente. Outro tema abordado por ele foi a condição das vias da cidade, que se encontram esburacadas. Segundo afirmou o Vereador, algumas ruas chegam a estar intransitáveis.

Ceará fez a leitura de um relato de um paciente que disse ter ficado das 10:40 h até às 18:30 h aguardando atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diante do depoimento o Vereador declarou que não entende como uma cidade rica pode oferecer serviços de saúde que não funcionam com eficiência.

Finalizando sua participação, Ceará apresentou um ofício em que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania responde à solicitação de instalação de redutor de Velocidade na Rua Sá Caetano, no Bairro Abolição. O documento afirma que a topografia do local não permiti a instalação do equipamento sugerido pelo Parlamentar.

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos encerrou os trabalhos da tarde apresentando um Projeto de Lei que Institui a Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e Colo do Útero, na semana do dia 19 de outubro, Dia Internacional de Prevenção ao Câncer de Mama.

O Projeto propõe o desenvolvimento de atividades como: campanha educativa, orientações e exames para a prevenção e detecção, palestras e oficinas para mastectomizadas, campanha de doação de lenços e perucas e iluminação rosa no prédio da Câmara durante toda a semana.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico do câncer em fase inicial, disseminar informações sobre os fatores de risco, desmistificar conceitos em relação à doença e desenvolver atividades educativas junto à população.

Indicação – Iluminação do Prédio da Câmara Municipal de Araxá, na cor rosa, no próximo dia 19 de outubro, Dia Internacional de Prevenção ao Câncer de Mama.

Indicação – Ao Setor de Vigilância Epidemiológica, informações sobre o trabalho desenvolvido pelo setor no controle de escorpiões na cidade.

Moção de Congratulações – A Câmara da Mulher Empreendedora da Acia Katia Marques Tanus, pelo lançamento da Campanha Outubro Rosa.

Ascom Câmara Municipal de Araxá

foto01  foto02  foto03

foto04  foto05  foto06

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.