Sete Vereadores usam a tribuna na primeira Reunião Ordinária do mês de Novembro

por arx publicado 08/11/2017 13h47, última modificação 08/11/2017 13h47
Presidente reforçou o convite para a Audiência Pública que vai debater a LOA- 2018 e o PPA 2018/2021

Na primeira Reunião Ordinária do mês de Novembro, realizada nessa terça- feira (07) no Plenário da Câmara Municipal de Araxá, o Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), falou sobre o Projeto “Carrinho da Solidariedade”, que vai angariar doações para o Serviço de Obras Sociais- SOS. A campanha foi lançada na Cerimônia, promovida pelo Legislativo Araxaense, em homenagem aos 50 anos da entidade e será realizada em parceria com a Fundação ACIA, durante o FestNatal. O Presidente lembrou a importância do SOS e o trabalho excelente prestado para extinção da pobreza.

Fabiano aproveitou para reforçar o convite para a Audiência Pública que vai debater a Lei Orçamentária Anual- 2018 e o Plano Plurianual 2018/2021. O encontro vai ocorrer no dia 16 de novembro (quinta - feira), às 14 horas, no Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto.

Durante o Grande Expediente usaram a tribuna os vereadores: Hudson Fiuza (PSL), Fernanda de Castelha Afonso (PSL), José Valdez da Silva (Ceará- PMB), Edinho Souza (PTB), Carlos Roberto Rosa (SD), Robson Magela (PRB) e Raphael Rios (SD).

 

Hudson Fiúza

Hudson comentou os casos de violência ocorridos recentemente na cidade de Uberaba. Ele lembrou que, apesar da preocupação gerada pelos fatos no município vizinho, já foram presos 3 envolvidos no crime e parte do dinheiro recuperado. Hudson aproveitou o episódio para elogiar o trabalho competente da Polícia Civil e Militar de Minas Gerais.

Indicação – Que se faça a revitalização da sinalização de solo no cruzamento da Rua José Carlos Pedro Grande com Rua Eustógio Pinheiro.

Indicação – Sinalização Vertical e Horizontal em todas as ruas do Bairro Dona Adélia.

Indicação –  Que seja estudada a possibilidade de se fazer um estacionamento entre a Av. Prefeito Aracely de Paula e Avenida Imbiara, próximo ao Condomínio Valle do Andaiarú, semelhante ao existente em frente ao Shopping Boulevard Garden Araxá.

Indicação – Que seja feita com urgência a execução de operação tapa-buracos nas seguintes ruas: 1- Rua Girso dos Reis – Bairro Guilhermina Vieira Chaer; 2- Alameda Aconcágua – Bairro Guilhermina Vieira Chaer; 3- Rua Joaquim Rodrigues Silva – Bairro Guilhermina Vieira Chaer e 4- Rua Antônio Pereira Vale, esquina com Rua Francisco Dionísio da Silva – Bairro Dona Adélia.

 

Fernanda Castelha

Segunda a usar a tribuna, a Vereadora Fernanda Castelha apresentou diversas indicações.

Moção de Congratulações – A artista plástica Consuelo Afonso Botelho Scarpelini, pela Exposição Mulheres que Moram em Mim.

Indicação – Verificação de competência de abandono de animais em uma casa localizada na Praça Coronel Adolfo.

Indicação – Implantação de passagem de nível para pedestres em frente ao Cemei Francisca Querina e a devida sinalização.

Indicação –  Construção de cobertura de ponto de ônibus na Rua Luiz Valle Teixeira, no Bairro Ana Antônia, em frente ao Tiro de Guerra.

Indicação – Restauração e cobertura da quadra de esportes localizada na Rua José Pedro da Sulca, no Novo Pão de Açúcar.

Indicação – À Direção da Vera Cruz, esclarecimento sobre o controle de velocidade dos ônibus da empresa, tendo em vista o grande número de reclamações de usuários do transporte.

 

José Valdez da Silva

O Vereador José Valdez comentou os trabalhos da Comissão Especial para Análise da Lei Orçamentária Anual- 2018, o Parlamentar ocupa o cargo de relator da Comissão.

Ceará também falou sobre a necessidade de solução para a situação precária do Prédio da antiga Pensão Tormim. Segundo ele, o prédio corre risco de desabamento e é preciso que os responsáveis tomem providências antes que um acidente ocorra.

Indicação – Sinalização adequada e redutor de velocidade na Avenida Antônio Alvarenga Resende, na altura do número 590, no Bairro Max Neumann.

Indicação – Promover regularização do veículo da Prefeitura, coletor e compactador de lixo, dos ônibus de transporte de alunos da rede municipal e demais veículos que possam estar irregulares.

 

Edinho Souza

A inauguração do CEMEI Dona Petrosa, no Bairro São Pedro e da Escola Romália Porfírio, no Bairro Max Neumann, foi um dos assuntos comentados pelo Vereador Edinho Souza. Ele parabenizou o Executivo pelas obras que, segundo o parlamentar, possuem um alto padrão de qualidade.

Moção de Congratulações – Ao Presidente Luís Henrique Rios e toda diretoria da Arap pela posse da nova diretoria para o triênio 2017/2020.

Moção de Congratulações – A modelo Mariana Borges, eleita como Miss Araxá 2017 CNB.

Moção de Congratulações – Ao modelo Misael Jacob, eleito como Mister Araxá 2017 CNB.

 

Carlos Roberto Rosa

O Vereador Carlos Roberto Rosa falou sobre a Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência, ele apontou diversos pontos que são prejudiciais aos trabalhadores, que irão perder diversos direitos. Roberto alertou que a população araxaense precisa acompanhar os votos dos Deputados para verificar aqueles que apoiaram as reformas.

O número de obras espalhadas pela cidade foi lembrado pelo Vereador, que julga ser mais importante cuidar dos equipamentos já existentes, do que criar diversas obras que elevam os custos com manutenção.

Roberto também comentou a falta de equipamento de Raio X no Pronto Atendimento Municipal (PAM), a necessidade de reforma do Terminal Rodoviário e de construção de salas de Velório no Cemitério São João Batista.

Indicação – Construção de uma passarela na Rua Pernambuco.

 

Robson Magela

O Gabinete Itinerante do Vereador Robson Magela esteve presente no Bairro Alvorada no dia 28 de Outubro. Uma das principais reivindicações dos moradores é a instalação de um Posto do Programa Saúde na Família (PSF). Robson apresentou diversas indicações apontadas pela população local:

Indicação – Recapeamento em todas as ruas do Bairro Alvorada.

Indicação – Implantação de faixas de pedestres da Rua Pernambuco com Avenida do Comboio, no Viaduto Max Neumann.

Indicação –  Revitalização da Praça Wilton Junior, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Alvorada.

Indicação – Implantação de redutor de velocidade na Rua Edmundo Rodrigues da Silva, altura do número 182, no Bairro Leblon.

 O Parlamentar lembrou que os vereadores desta legislatura já apresentaram mais de mil indicações somente este ano e lamentou que poucas delas foram respondidas pelo Executivo. O Vereador pediu mais respeito ao legislativo, que representa a população araxaense e por isso merece obter respostas às suas solicitações.

 

Raphael Rios

A Saúde Mental foi tema da fala do Vereador Raphael Rios. Ele lembrou que uma em cada 10 pessoas do mundo sofre com algum tipo de transtorno mental e que a depressão afeta 5,3% da população brasileira. Diante da gravidade do problema ele alertou sobre a importância de se fornecer o tratamento adequado a esses pacientes.

Raphael exibiu fotos do Centro de Atendimento Psicosocial Maria Pirola (CAPS) e alertou que o local funciona de forma improvisada, sem estrutura adequada. O Parlamentar também mostrou o espaço da Casa do Caminho destinado aos pacientes psiquiátricos. A entidade possui estrutura correta para atender 150 pacientes e atualmente possui apenas 60.

Raphael apresentou indicação sugerindo uma parceria entre a Prefeitura e a Casa do Caminho para que os atendimentos do CAPS sejam realizados na Casa do Caminho, que possui estrutura para um atendimento mais adequado e humanizado.

Indicação – Estudo de parceria do Setor de Saúde Mental do Município com a Casa do Caminho, visando unificação dos serviços prestados pelo Caps Maria Pirola.

Projeto de Lei – Obrigatoriedade do Poder Público a divulgar lista detalhada das obras em andamento no município.

Moção de Congratulações – À Diretoria da Unimed Araxá, pela construção do Hospital da Unimed, já em pleno funcionamento.

Ascom Câmara Municipal de Araxá

 

imagem_01    imagem_02

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.