Fórum Comunitário debate melhorias para mobilidade urbana em Araxá

por arx publicado 15/10/2021 15h55, última modificação 15/10/2021 15h56

A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (14), Fórum Comunitário sobre Mobilidade Urbana em Araxá. O encontro, solicitado pelo Vereador Wagner Cruz, contou com a participação de diversas autoridades do município, demais parlamentares, representantes de entidades do Terceiro Setor e portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção.

O Vereador solicitante Wagner Cruz falou sobre como a mobilidade urbana tem um relacionamento estreito com qualidade de vida:  “A forma com que acontece os deslocamentos das pessoas nos centros urbanos, impactam diretamente nos níveis de estresse e em outras condições dos indivíduos”, afirmou.

O parlamentar ressaltou ainda o Senado aprovou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que inclui a mobilidade e acessibilidade na Constituição como direitos fundamentais, o que implica na obrigatoriedade de se melhorar a infraestrutura para pedestres nos municípios, principalmente em relação ao deslocamento das pessoas com deficiência.

Também participaram do debate o Superintendente do IPDSA, Ney Dutra; Anderson Santos Carvalho, Coordenador da Saúde do Homem e do Idoso; Daniel Rosa, Secretário de Segurança Urbana e Cidadania; Sebastião Donizete de Souza, Secretário Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana; José Maria Trindade, Engenheiro de transportes e Trânsito; a cadeirante Camilla Andressa Silva Vilela; e Cristiano Silva Almeida; Presidente da FADA (Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá).

Ao fim do encontro, as autoridades presentes se comprometeram a trabalhar em ideias para incremento da mobilidade, especialmente aos portadores de necessidades especiais. Nas últimas semanas, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá assinou o contrato com a empresa que realizará a revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade.

foto07  foto01  foto02  foto03  

foto04  foto05  foto06