07-03-2024

A Câmara Municipal de Araxá realizou nesta quarta-feira (6), Audiência Pública para esclarecer a atual situação da Saúde Pública na cidade.
A sessão foi agendada depois que o vereador Valtinho da Farmácia protocolou, no último dia 15 de fevereiro, um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o propósito de investigar os problemas existentes no setor.
O documento contou também com a assinatura dos vereadores Fernanda Castelha, Professora Leni Nobre, Luiz Carlos Bittencourt, Maristela Dutra, Omara Paolinelli e Dr. Zidane.
O pedido de abertura da CPI citou 18 pontos, destacando-se: suspensão do atendimento 24h do Ambulatório Municipal Emergencial (AME) Unileste; falta de testes de dengue e de ações de combate ao mosquito transmissor da doença; atraso no repasse do piso da enfermagem e também nos pagamentos dos salários de médicos, assim como atraso permanente no pagamento de convênios com hospitais públicos (Santa Casa e Casa do Caminho), além da redução do horário de funcionamento e a falta de medicamentos na Farmácia Municipal.
Como o pedido de abertura da CPI foi recusado pela maioria dos vereadores, durante a Reunião Ordinária do último dia 20 de fevereiro, foi sugerida então, a realização de uma Audiência Pública para esclarecer as questões levantadas no pedido.
A secretária Municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves, usou a Tribuna nesta quarta, para esclarecer cada um dos pontos solicitados.
Em relação à dengue, Cristiane explicou sobre as ações que estão sendo realizadas para combater a doença, dentre elas, a aquisição de testes, campanhas de prevenção, capacitações, mutirões de limpeza e a circulação do carro fumacê em todos os setores da cidade. A secretária também apresentou como são feitas as notificações dos casos.
Já sobre as questões relacionadas à Farmácia Municipal, a representante do Executivo esclareceu que a falta de medicamentos é um problema que atinge todo o país atualmente e que a mudança no horário de funcionamento se deve ao reordenamento das funções, atividades e tarefas dos servidores.
Cristiane também apresentou comparativo em relação aos últimos anos de Gestão, citando os números de exames, atendimentos e cirurgias realizadas e destacou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Unioeste, que já está em andamento, e também da Uninordeste, que está em processo licitatório.
O procurador geral do Município, Jonathan Renaud de Oliveira e o secretário Municipal de Governo, Rick Paranhos, também estiveram presentes e esclareceram as questões de ordem administrativa.
Ambos falaram sobre as mudanças na forma de remuneração dos médicos e esclareceram que a situação já está sendo resolvida, de forma legal, assim como as questões relacionadas aos repasses para os hospitais. Eles também abordaram sobre a retomada dos atendimentos 24h no AME Unileste.
Ao final do encontro, os vereadores participaram com novas perguntas e comentários. A secretária de saúde colocou-se à disposição para esclarecer essas novas dúvidas e agradeceu o empenho de toda a equipe da pasta, composta por mais de 1300 servidores.
Cristiane aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos vereadores, que são os representantes diretos da comunidade e o auxílio da população, para que utilizem corretamente os recursos disponibilizados pela Saúde, fazendo adesão das estratégias de prevenção, evitando assim, a busca pelo atendimento médico nos casos não emergenciais, facilitando a realização de atendimento acolhedor, de qualidade e digno ao cidadão.

.