20-03-2024

A Câmara Municipal de Araxá realizou mais uma Reunião Ordinária na tarde de terça-feira (19), no plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto.
Respeitando o revezamento semanal, cinco vereadores usaram a tribuna durante o Grande Expediente: Professora Leni Nobre pediu esclarecimentos para as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação; Dr. Zidane destacou questões relacionadas à saúde; Pr. Moacir falou sobre as medidas que o Município está tomando para combater a dengue; Valtinho da Farmácia apresentou indicações para melhorias no trânsito e limpeza de áreas e Maristela Dutra sugeriu acompanhamento e divulgação dos casos de dengue e COVID em Araxá.
Projetos Aprovados:
Durante a Ordem do Dia, os vereadores apreciaram e aprovaram o Projeto de Lei 16/2024, que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) no orçamento da Secretaria Municipal de Educação, visando à manutenção do convênio com a Fundação Cultural de Araxá. O apoio à entidade busca implementar uma proposta que permitirá ao Município pleitear, junto ao Ministério da Educação, a autorização de funcionamento de curso de medicina no âmbito do Programa Mais Médicos.
O projeto de lei 17/2024 foi outra matéria apreciada e aprovada. Ela vai autorizar o Poder Executivo a realizar despesas no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para colaborar com a realização do evento “21ª Copa Internacional de Mountain Bike”, que será realizada entre os dias 26 a 28 de abril de 2024, e propiciará entretenimento e desenvolvimento para a microrregião de Araxá.
O projeto de resolução 02/2024, que trata do reajuste salarial dos servidores também foi votado e aprovado nesta terça-feira. A íntegra das matérias pode ser acessada no site da Câmara: araxa.mg.leg.br
Tribuna:
Professora Leni Nobre
A vereadora Professora Leni Nobre abriu o Grande Expediente solicitando informações à Secretaria Municipal de Educação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e à Secretaria Municipal de Saúde sobre a adesão do Município de Araxá ao programa federal "Mais Médicos".
Ela propôs a realização de uma Audiência Pública para discutir a privatização ou federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG).
Uma Moção de Congratulação e Aplausos homenageou Lúcio Sebastião Gonçalves pelo seu trabalho de nove anos com mulheres da melhor idade de Araxá, através da utilização de artes chinesas.
Dr. Zidane
Dr. Zidane comentou sobre a necessidade de pagamento de horas extras para os motoristas de ambulância da Prefeitura Municipal de Araxá, que acumularam um extenso número de horas. O parlamentar sugeriu o pagamento das horas extras ou a busca de soluções para que eles possam compensar essas horas trabalhadas a mais.
Ele também criticou a redução no horário de funcionamento da Farmacinha Municipal e destacou a necessidade de implantação de um hospital infantil em Araxá.
Zidane ainda falou sobre a sinalização de trânsito da Avenida Senador Montandon. Segundo o parlamentar, os antigos semáforos foram retirados e está guardado em depósito, sendo que existem muitos pedidos, de outros vereadores, para a instalação de sinais de trânsito em demais vias da cidade.
Pastor Moacir Santos
O vereador Pr. Moacir contou sobre uma visita que realizou à Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Araxá. Segundo o parlamentar, esse é um dos setores mais importantes da Administração Municipal em tempos pós-pandemia de COVID-19 e epidemia atual de dengue. Ele inclusive comentou sobre os números da dengue em Araxá, mencionando que a cidade registrou quase 2 mil casos positivos da doença, que 9 óbitos estão em investigação e destacou as medidas tomadas pelo Poder Público para combater a doença.
O parlamentar também pediu a revitalização da pavimentação asfáltica da Alameda do Sol, no bairro Bela Vista e a implantação de faixas elevadas de pedestres na Avenida Wilson Borges, bairro Santo Antônio, nas proximidades do número 1.035.
Valtinho da Farmácia
O vereador Valtinho da Farmácia solicitou limpeza no Loteamento Taquaral, situado entre a avenida Pará, rua Pará e rua Jair Bem Goulart, no bairro São Francisco. "A vegetação descontrolada e o acúmulo de resíduos tem gerado uma série de consequências negativas, incluindo a proliferação de insetos e roedores, o risco de incêndios, além de representar uma possível ameaça à Saúde Pública", destacou o parlamentar.
Valtinho também pediu melhorias para o bairro Jardim Bela Vista como a instalação de redutores de velocidade na avenida Maria Aparecida Pereira e o recapeamento na rua Domingos Félix Gondim.
Maristela Dutra
A vereadora Maristela finalizou o Grande Expediente apresentando um Projeto de Lei que declara utilidade pública a instituição "Ser Mágico, Ser Mulher", que tem o objetivo de empoderar, estimular e capacitar as mulheres da comunidade.
A parlamentar também apresentou um Projeto de denominação de via pública que passará a denominar a atual rua 29 (vinte e nove) do Loteamento Residencial Portal do Sol como rua Magda Mara Copati.
As indicações apresentadas solicitaram: pintura de faixa de pedestres em frente à Fazendinha Senhor Jesus, esclarecimentos sobre o concurso da Secretaria Municipal de Educação e sobre o curso de capacitação dos Vigilantes, além da realização de acompanhamento e divulgação dos casos de dengue e COVID-19, bem como a criação de um canal de denúncia contra a dengue e um programa de conscientização da população para notificar casos de teste positivo.
Uma Moção de Congratulação e Reconhecimento homenageou a Senhora Lázara América das Graças.
Ascom CMA.