25-04-2024

O plenário vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu nesta quinta-feira (25) uma Audiência Pública para discutir os destinos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG).
A realização do evento foi uma solicitação da vereadora Professora Leni Nobre e contou com a participação de sindicalistas, autoridades, vereadores, comunidade e imprensa.
A CODEMIG foi criada em 17 de dezembro de 2003 pela Lei Estadual nº 14.892 e é uma sociedade de economia mista responsável pela exploração de nióbio no estado de Minas Gerais. Em 2019, durante o Governo Zema, cogitava-se privatizar a companhia como forma de ingresso no Plano de Recuperação Econômica da União. Cogitou-se também a federalização da estatal.
Diante dos impasses, a Audiência Pública foi realizada com o objetivo de fomentar a discussão a respeito das duas possibilidades de ações do governo de Minas Gerais: Privatizar ou Federalizar.
A vereadora solicitante do Fórum destacou que o interesse é contribuir para buscar a melhor saída para o impasse, contribuindo para a formação de opinião local e, futuramente, contribuir com o debate em níveis mais elevados, prevendo que essa discussão também acontecerá na Câmara dos Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O debate contou com palestras de autoridades políticas, representantes de movimentos populares, diretores, presidentes e representantes de sindicatos, servidores públicos e também com comentários da população presente.
Os palestrantes falaram sobre a origem e evolução da dívida de R$170 bilhões do Estado de Minas Gerais. Eles foram unânimes em defender que a privatização não é uma boa opção para o povo mineiro, considerando a importância da CODEMIG como patrimônio público do povo de Minas Gerais e a necessidade de tratar este bem público de forma diferente do privado.
Eles também defenderam que a população possa participar da decisão pela privatização ou não das estatais mineiras, que, segundo eles, rendem lucros e trazem benefícios para a população. Os palestrantes destacaram que, no caso da CODEMIG, a privatização traria, inclusive, prejuízos para a população de Araxá e região.
Além disso, a maioria dos participantes defenderam a federalização como uma opção para abatimento da dívida, sendo uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que está sendo discutido como parte das medidas para equacionar a dívida mineira, e possibilitaria a manutenção dos benefícios para a cidade de Araxá.

.