15-05-2025

A Câmara Municipal de Araxá realizou uma audiência pública para apresentar a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. A sessão ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) e trouxe informações referentes ao último quadrimestre de 2024.
A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Rubens Miranda, e pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Raphael Rios, contando com a participação de vereadores, assessores, profissionais da saúde, servidores públicos, imprensa e membros da comunidade.
Na abertura da sessão, o secretário lembrou que a realização da audiência é uma exigência legal: “A lei determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada ente da federação, deve elaborar um relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, contendo as seguintes informações: montante e fonte dos recursos, auditorias realizadas, oferta e produção de serviços públicos.”
Outra informação importante apresentada por Rubens foi o detalhamento das transferências fundo a fundo dos recursos do Ministério da Saúde, que totalizaram R$ 15.773.928,85 (quinze milhões, setecentos e setenta e três mil, novecentos e vinte e oito reais e oitenta e cinco centavos) no quadrimestre.
O secretário iniciou o encontro mencionando as principais realizações da pasta durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024, destacando: a compra de novas poltronas de medicação para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para os Ambulatórios Municipais Especializados (AMEs), a realização do Dia D de Combate à Dengue, a campanha de multivacinação na zona rural voltada a crianças e adolescentes, a promoção das campanhas Novembro Azul e Dezembro Vermelho, além das tratativas para inclusão do projeto do hospital municipal no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde.
Em seguida, cada setor da Secretaria foi apresentado pelos respectivos responsáveis. Eles relataram o trabalho realizado no período, exibindo fotos, enumerando ações, apresentando gráficos, divulgando números de atendimentos e expondo as metas e ações previstas para o ano de 2025.
Ao final da reunião, os vereadores puderam tirar dúvidas e fazer comentários. Os principais temas abordados foram: proposta de reforma da UPA e previsão de reforma de outras unidades de saúde; medidas para solucionar a demora na realização de exames e cirurgias; índice de cobertura vacinal no município; credenciamento de novos médicos; fila para realização de cirurgias de catarata e o índice alarmante de faltas em consultas com especialistas. Os parlamentares também exaltaram o excelente trabalho prestado pelos servidores da Secretaria de Saúde.
O relatório completo apresentado pode ser acessado no site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

Ascom CMA
.