03-07-2025


A Câmara Municipal de Araxá realizou, na tarde desta quinta-feira (03), uma reunião com o objetivo de esclarecer a situação econômico-financeira do Município, especialmente em relação às receitas, despesas, uso dos superávits financeiros e os impactos de ações administrativas nos exercícios de 2023, 2024 e 2025.

O evento foi promovido por solicitação do vereador Professor Jales. A convocação está amparada no Regimento Interno, que garante ao Poder Legislativo o direito de convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos. A apresentação foi realizada pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Arnildo Antônio Morais.

Conforme solicitado na convocação, o secretário apresentou dados como o comparativo entre a receita estimada e a realizada, o impacto de novas ações administrativas nas despesas, o uso de superávits financeiros, contratos de prestação de serviços e obras, além de informações específicas sobre os gastos com educação e a frota de veículos da Prefeitura.

A sessão também abordou temas como o crescimento das despesas acima das receitas, a perda no índice de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o aumento dos custos com o transbordo do aterro sanitário, o cumprimento das metas fiscais e ações de contingenciamento de despesas.

O vereador Professor Jales reiterou a necessidade da convocação do secretário buscando garantir transparência e oferecer à população um diagnóstico claro da situação financeira do Município. Ele reafirmou o compromisso da Casa Legislativa com a fiscalização, o diálogo e a construção de soluções que fortaleçam a saúde fiscal de Araxá, assegurando uma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos.

A sessão está disponível no canal da Câmara no YouTube: youtube.com/camaramunicipaldearaxa.

Ascom CMA
.