24-09-2021
A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (22), Fórum Comunitário sobre as suspensões de abastecimento de água em Araxá. O encontro, solicitado pelo vereador Evaldo do Ferrocarril, contou com ampla participação dos parlamentares e autoridades do município.
Encontra-se em tramitação na Câmara, Projeto de Lei de autoria do Vereador Evaldo que obriga a concessionária de serviços públicos de abastecimento de água a fornecer em caráter emergencial, quando houver interrupções no abastecimento regular, superior a 12 horas, nos imóveis residenciais e comerciais da cidade.
Em decorrência do período de secas em São Paulo e no Sul do País, foi emitido um alerta de emergência hídrica pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), para os estados de Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, no período de junho a setembro.
É a primeira vez que a medida é tomada em 111 anos de serviços meteorológicos no Brasil. Ainda assim, de acordo com Geraldo Magela Mendes, Gerente Regional da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), no momento, ainda não há a previsão de racionamento.
A Secretária Executiva do Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) Araxá, Belma Nolli, afirmou que o órgão tem bom relacionamento com a COPASA, diferente do que ocorre em outros municípios, e que as reclamações têm sido resolvidas em tempo razoável.
O Superintendente do IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá), Ney Dutra, chamou atenção para a necessidade de investimentos em razão do crescimento projetado para a cidade com a chegada de grandes empresas e o consequente aumento populacional.
Ao fim da sessão, reclamações e questionamentos enviados por moradores de diversos bairros foram lidos no plenário. O Vereador Evaldo do Ferrocarril fez um apelo para que a COPASA cumpra as exigências dispostas no contrato em vigor com o município. O Procurador Rick Paranhos afirmou que a Administração irá estudar cláusulas para possíveis adequações e intensificar a fiscalização do fornecimento.
Reuniões sem público