11-11-2021
A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (10), Fórum Comunitário sobre a inserção de pessoas com deficiência e reabilitadas no mercado de trabalho de Araxá. O encontro solicitado pelo Vereador Wellington da Bit, Presidente da Comissão Especial pela Desburocratização e Geração de Emprego, contou com ampla participação dos demais parlamentares e autoridades do município.
Levantamento do IBGE aponta que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda é um obstáculo. Apenas 28,3% delas em idade de trabalhar (14 anos ou mais de idade) se posicionam na força de trabalho brasileira. Entre as pessoas sem deficiência, o índice sobe para 66,3%. A desigualdade também aparece no nível de escolaridade. Quase 68% da população com deficiência não tem instrução ou possui o ensino fundamental incompleto.
Os presentes chamaram a atenção para a necessidade de compreensão da Educação Inclusiva como uma educação especial dentro da escola regular, e a transformação da escola em um espaço para todos, favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Foi consenso a ideia de que para uma verdadeira inclusão, garantindo a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças/adolescentes com Necessidades Educacionais Especiais.
Os presentes também puderam acompanhar uma apresentação de Dança em Cadeira de Rodas do Instituto Movart Araxá (Instituto Das Artes e Movimento). “Tivemos a honra de realizar este Fórum Comunitário sobre um tema tão importante. Foi uma excelente oportunidade de conhecer a visão de autoridades, entidades, empresas e das pessoas com deficiência. Em breve, ações concretas serão promovidas e divulgadas”, finalizou o Vereador Wellington.