18-10-2023

Após requerimento apresentado pelas vereadoras Professora Leni Nobre e Fernanda Castelha, a Câmara Municipal de Araxá recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), o Secretário Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, Arnildo Antônio de Moraes. Ele foi convocado para prestar esclarecimentos sobre questões orçamentárias e financeiras do município.
Além dos vereadores, o evento também contou com a presença do Secretário de Governo, Rick Paranhos, e da Secretária Municipal de Educação, Zulma Moreira, que também responderam às perguntas dos vereadores e se comprometeram em enviar algumas informações solicitadas.
O documento apresentado pelas vereadoras Leni e Fernanda cita os motivos pelos quais solicitaram o agendamento da reunião: “Corre a boca miúda que a Administração Pública atravessa situação falimentar. Na prática tem-se notícias da exoneração de servidores e do não pagamento de valores devidos a algumas categorias. (...)Neste contexto é imprescindível que o Poder Legislativo se inteire da realidade, de forma a participar da condução dos destinos do Município”.
As parlamentares apresentaram previamente diversas perguntas ao secretário, que usou planilhas e números para responder aos questionamentos sobre os temas: arrecadação e despesas do município, aplicação do superávit financeiro apurado em relação ao exercício de 2020 a 2022, aumento das despesas correntes, aumento do número de servidores, não pagamento dos valores devidos aos agentes de endemias, percentual de comprometimento com a folha de pagamento dos servidores em relação às receitas correntes líquidas, entre outros assuntos.
Em suas considerações finais, Arnildo lembrou que a Secretaria tem todo o interesse em fornecer as informações da forma mais transparente possível: “Elaborar um orçamento que planeja as ações para um ano de trabalho em uma cidade com mais de 100 mil habitantes não é tarefa fácil. Mesmo com todas as dificuldades e limitações, a Secretaria tem as melhores intenções e busca fazer tudo dentro da legalidade”, finalizou Arnildo.
A população pode assistir à íntegra da reunião através do canal da Câmara no YouTube: youtube.com/camaramunicipaldearaxa. O relatório completo está disponível no site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

.